top of page
Buscar

Os oito aspectos da mente resiliente

  • academiaresilienci
  • 20 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Resiliência é superar obstáculos


Todos precisam de resiliência, porque uma coisa é certa, a vida inclui adversidades. Existem os inevitáveis aborrecimentos diários, como trabalho jogado em sua mesa 15 minutos antes de encerrar o expediente, filhos que precisam estar em lugares diferentes ao mesmo tempo, desentendimentos com seu parceiro.


Também existem grandes contratempos, com uma demissão, um relacionamento fracassado, um luto. Mas se sua resiliência é bem desenvolvida, você pode superar o que a vida coloca em seu caminho.


Mais de cinqüenta anos de pesquisas científicas demonstraram claramente que a resiliência é a chave para o sucesso no trabalho e a satisfação na vida. Ela afeta seu desempenho na escola e no trabalho, sua saúde física, sua saúde mental e a qualidade de seus relacionamentos. É o ingrediente básico para a felicidade e o sucesso.



ree


E como desenvolver resiliência?

A resiliência humana é conquistada com uma combinação de variáveis, aspectos mentais que a ciência nos diz serem fundamentais para superar obstáculos com maestria. Essas 8 variáveis que apresento vem sendo compiladas por vários pesquisadores, como a professora Doutora Karen Reivich e o professor Doutor George Barbosa. Acompanhe:


Muita gente quando pensa em resiliência, pensa em flexibilidade e adaptabilidade e isso tá super certo! Porque flexibilidade é parte do primeiro aspecto que vou citar: agilidade mental.


Agilidade mental é o que te permite analisar contextos e criar soluções rapidamente, com flexibilidade, adaptabilidade e criatividade, o que só é possível se você tem uma mente aberta para aprender e desaprender rapidamente.


O segundo aspecto é autodomínio, que pode ser pensado como: ter um mindset de crescimento, mas também como ser mestre de si mesma.


O terceiro é a consciência corporal. Não adianta focar só na mente, porque o corpo precisa também de desenvolvimento, integrado com a mente e as emoções.


O quarto aspecto é a espiritualidade, que não é necessariamente religião, mas é a busca humana, desde sempre, pelo sentido da vida.


O quinto é a autoconfiança, que tem a ver com autoeficácia também. Aqui é onde mora a inteligência emocional.


O otimismo é o próximo aspecto e é, na minha opinião, o aspecto mais fundamental, que dá suporte a todos os outros. O otimismo cria uma camada de proteção mental muito importante para que voce possa navegar pelas dificuldades, fazendo as melhores escolhas, aprendendo com as dificuldades.


O sétimo aspecto da mente resiliente é a conexão empática com as pessoas. Sim, porque não somos resilientes se temos a ilusão de que podemos viver sozinhos, isolados e que somos completamente independentes. Precisamos de empatia para criar relacionamentos profundos e saudáveis.


Por isso, chegamos ao último aspecto, a rede de apoio. Criar e manter uma rede de apoio é super fundamental para a resiliência, pois te dá amparo emocional e também físico.


PARA SABER MAIS:

Reivich, K.; Shatté, A. The resilience factor: 7 essential skills for overcoming life's inevitable obstacles. Broadway Books, 2002.


Barbosa, George Souza. Resiliência em Professores do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Validação e Aplicação do "Questionário do Índice de Resiliência: Adultos - Reivich - Shatté/Barbosa". 2006. 330 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

 
 
 

Comentários


bottom of page