top of page
Buscar

O que é e o que não é resiliência?

  • academiaresilienci
  • 20 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de fev. de 2023

Sei que tem muita gente que fala de resiliência, mas pouca gente que sabe do que tá falando. Resiliência não é mais uma palavra da moda, é um conjunto de habilidades e capacidades cada vez mais necessária para as pessoas, por um motivo bem simples: vivemos em um mundo onde as crises são cada vez mais constantes, um mundo onde o caos, as crises, a incerteza e a volatilidade são as novas regras.


E crise é onde a resiliência deve ir morar.


ree

O que não é resiliência?


Então, vamos começar pelo que resiliência não é: ser casca grossa; resistir a tudo; aguentar impactos sem ceder; ser insensível, ou durão demais; ser "guerreiro" ou "guerreira", levando tudo a ferro e fogo. Também não é aguentar as pressões externas, pessoas ou relacionamentos abusivos, seja no trabalho, na família, em qualquer ambiente. Resiliência não é nada disso.


E o que é, então, resiliência?


Existem vários conceitos para resiliência, em campos distintos do conhecimento. O conceito mais conhecido é o da Física de materiais, que diz que resiliência é quando um corpo, como uma mola, por exemplo, após ser estressado em seu limite máximo, retorna a sua forma original.


Evidente que esse conceito não cabe para um campo muito diferente como o da psicologia humana. Porque no humano nada nunca volta a ser como antes. Existem muitas variáveis que provam isso.


Então, para a psicologia, resiliência é a capacidade de superar obstáculos, como experiências com emoções negativas, por meio de adaptação flexível, que permita que a pessoa aprenda com a dificuldade e saia mais forte dela.


Também tem uma definição que acho super importante que é da resiliência comunitária, que é muito usada no campo de estudos em desastres: Capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposto a riscos, de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, através, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais.


Deu para perceber que os conceitos são relacionados pela superação de obstáculos, não é? Esse é o ponto que vamos conhecer mais a partir daqui.


Em um próximo post, vou apresentar as variáveis que vem sendo compiladas por vários pesquisadores, como a professora Doutora Karen Reivich e o professor Doutor George Barbosa, e que definem as habilidades e capacidades mentais de uma pessoa resiliente.


PARA SABER MAIS:

Reivich, K.; Shatté, A. The resilience factor: 7 essential skills for overcoming life's inevitable obstacles. Broadway Books, 2002.


Barbosa, George Souza. Resiliência em Professores do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Validação e Aplicação do "Questionário do Índice de Resiliência: Adultos - Reivich - Shatté/Barbosa". 2006. 330 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

 
 
 

Comentários


bottom of page